×
Compartilhar Inscreva-se

ANTT reajusta preço mínimo do frete: qual o impacto?

ANTT reajusta preço mínimo do frete: qual o impacto?

Os caminhoneiros e donos de transportadoras podem comemorar um pouco depois que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) reajustou os valores da tabela dos pisos mínimos de frete.

Esse anúncio foi feito no último dia 20 de julho deste ano através da Resolução nº 5.985/2022 assinada pelo diretor-geral da agência reguladora, Rafael Vitale Rodrigues. 

O aumento dos valores foi baseado no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado de dezembro de 2021 a junho de 2022.

Além disso, a variação do valor do óleo diesel, divulgada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) também foi aplicada neste reajuste.

Após essa resolução, quanto fica o valor do frete? Com as novas tabelas de frete, o aumento médio varia de 0,87%, para operações com veículo automotor de alto desempenho, a 1,96%, carga lotação.

Impacto no dia a dia

Impacto do aumento do frete no dia a dia

Antes mesmo da publicação da resolução de julho deste ano, que reajustou os valores da tabela dos pisos mínimos de frete, uma Medida Provisória (MP) de número 1117/2022 alterou uma regra para a elaboração da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. 

O que diz essa MP? Que sempre que ocorrer oscilação no preço do diesel no mercado nacional superior a 5% em relação ao preço considerado na planilha, uma nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela ANTT, considerando a variação no preço do combustível.

Segundo uma nota publicada pela secretaria-geral da Presidência, “pretende-se dar sustentabilidade ao setor do transporte rodoviário de cargas, e, em especial, do caminhoneiro autônomo, de modo a proporcionar uma remuneração justa e compatível com os custos da atividade”.

Ou seja, para a elaboração da tabela, além do preço do produto, também são considerados a quantidade de quilômetros rodados na realização de fretes, eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas, bem como planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos respectivos pisos mínimos.

Veja os fatores que influenciam no custo do frete:

  • Peso; 
  • Dimensão; 
  • Valor da Nota Fiscal;
  • CEP de destino;
  • Categoria da carga; 
  • Características do destinatário; 
  • Prazos;
  • Pedágios;
  • Taxas;
  • Imposto.

Qual é o valor do frete?

Qual é o valor do frete?

A Fretebras mostrou dados do IFPF (Índice Fretebras de Preço do Frete) que têm base na análise de cerca de 4 milhões de fretes cadastrados até maio de 2022.

Nesse estudo, a região Sudeste apresentou um dos valores mais altos do frete no mês de maio – R$ 1,04 por km rodado por eixo, acima da média nacional que foi de R$ 1,02.

Você pode simular os valores do frete no próprio site da Fretebras.

Só clicar AQUI e selecionar os destinos que desejar enviar produtos/mercadorias e que tipo de veículos vai precisar para o transporte.

Apesar das iniciativas do governo de gerar mudanças positivas neste cenário de diesel muito alto, como o teto do ICMS e a redução do gatilho nos ajustes da tabela de preço mínimo, a verdade é que o principal fator que influencia no valor dos fretes é a lei de oferta e demanda.

“Se os caminhoneiros não aceitarem mais viajar a um preço que não compensa, naturalmente o valor do frete vai aumentar”, comentou o diretor de Operações da Fretebras, Bruno Hacad.

Qual a sua opinião sobre os novos números da tabela divulgados pela ANTT? O valor do frete ainda segue incompatível com o preço do diesel? 

Para ajudar com os cálculos de despesas do seu caminhão, a Compasi montou uma planilha onde você poderá colocar os dados e obter os resultados dos custos de operação. 

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Inclua seu e-mail na nossa rota de entrega de novidades e promoções.

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Randon Compasi? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.