A economia na estrada pode ser sentida no bolso através do semirreboque da Randon, o qual possui um sistema de tração auxiliar elétrica.
Isso mesmo! Depois de muitos testes e 100% de tecnologia nacional, os implementos rodoviários da linha Hybrid R possuem esse sistema totalmente inovador.
Foram anos de pesquisa aliada com a engenharia para que esse novo conceito de semirreboques fosse sustentável.
Esse sistema de tração auxiliar elétrico, chamado e-Sys, foi desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, em uma parceria entre a Suspensys e CTR.
Como os semirreboques da linha Hybrid R funcionam?
Ele atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante a frenagem do cavalo-mecânico/carreta, ou durante descidas.
Isso capacita o semirreboque a ajudar o caminhão a transposição de aclives de forma mais eficaz e segura.
O que resulta disso? Economia em relação ao consumo de combustível que pode chegar até a 25%, dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada no transporte.
Além dessa economia, há também um menor desgaste dos componentes e menor emissão de resíduos no meio ambiente.
O que é o sistema e-Sys?
É um sistema que equipa o semirreboque Randon Hybrid R e que opera a partir de um conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU), bateria, inversor e motor elétrico da WEG (acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim).
Todo este conjunto, gerenciado por um algoritmo inteligente (especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso), permite ao semirreboque aliviar o esforço sobre o cavalo mecânico em certas situações, como nas subidas.
Já nas frenagens e desacelerações, o motor passa a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico da própria carreta.
Para entender melhor como esse sistema funciona, veja esse vídeo.
Vale ressaltar que essa tecnologia de armazenamento e regeneração elétrica foi inspirada na Fórmula-1, que utiliza o Sistema KERS (Kinetic Energy Recovery Systems).
E no que isso resulta? O conjunto caminhão/carreta ganha eficiência e maior agilidade, com menor desgaste do conjunto de freio e com menor consumo de combustível.
Testes do sistema inovador nas estradas
A linha de semirreboques Hybrid R, equipada com a solução e-Sys, foi apresentada ao mercado ainda em 2019 e vem passando por várias etapas de testes.
A BRF, por exemplo, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, recebeu um modelo frigorífico para o transporte de cargas entre as unidades do RS, SC e SP.
O grupo G10 Transportes, que reúne cinco transportadoras e está entre as maiores empresas de logística e transporte rodoviário do país, também usou um um modelo graneleiro como teste para deslocamento de cargas do agronegócio em rodovias do PR.
Um terceiro implemento no modelo graneleiro foi usado para o transporte de grãos entre o Norte gaúcho e o Oeste catarinense, em parceria com a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), uma das maiores do ramo agropecuário de SC.
Ansioso para ver de perto e até mesmo adquirir um semirreboque da Randon com sistema de tração auxiliar elétrica? A notícia é que a comercialização vai acontecer no decorrer de 2022.
A equipe da Compasi está aqui para ajudar você a encontrar o melhor implemento que vai atender às suas necessidades, inclusive lhe passando todas as informações sobre esse novo sistema da linha Hybrid R.
Torne suas viagens mais seguras e eficientes com todo o conforto com os implementos rodoviários da Compasi Randon.
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